sexta-feira, 16 de setembro de 2016

O Sofrimento...


Ontem, vi uma frase que me deixou um tanto encasquetada.
"O sofrimento nos fortalece" dizia a mensagem, compartilhada em uma rede social.
Eu simplesmente não concordo e não acredito nisso. O "sofrer" não pode me fortalecer, já que ele, o "sofrer", é apenas uma reação que minha mente cria, baseada em uma ação ou fato ocorrido.
Eu não preciso realmente sofrer para ficar mais forte. Eu preciso ter ações, e estas ações precisam ser fortes, e isso não precisa estar vinculado ao sofrimento.
Caminhar uma longa e difícil jornada, vencendo obstáculos, removendo as pedras do caminho, certamente é fortalecedor.
Mas, se eu sofro muito enquanto caminho, por que o solo dificulta meus passos, ou por que a pedra é grande e pesada. ou por que os obstáculos no meu caminho, parecem maiores que os de outras pessoas, eu acabo perdendo a grande oportunidade de sentir o prazer e a felicidade em cada passo do meu caminhar.
E vivo sofrendo, com muito gosto, enquanto espero o momento em que finalmente serei recompensado por tanto sofrimento, e serei enfim, feliz.
Porém, eu posso escolher caminhar descalço em solo arenoso, e me sentir feliz, plena e realizada a cada passo, sem sofrimento.
Eu posso escolher sentir a dor e o medo desta caminhada, sem sofrer continuamente por isso. Não é agradável sentir dor e medo, mas é inevitável, na maioria das vezes.
Então, quando sentir dor muito intensa, faça uma pequena pausa, descanse, recomponha-se, e siga. Se sentir o medo, encare-o de frente, respire, e estabeleça uma estratégia para encontrar sua confiança interior. E não confunda todo este difícil aprendizado com sofrimento.
O grande prazer da vida não está em curtir apenas as coisas boas. O barato mesmo é saber curtir cada passo, com a mesma intensidade. Nada é só bom ou só ruim, mas pode ser mais fácil ou mais difícil. Depende de você! Desejo à todos um fim de semana cheio de alegrias! NAMASTÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário