Um espaço dedicado ao bem estar do corpo e da mente! Criado em 2007, para levar auto conhecimento e mais qualidade de vida aos que se interessam pela prática de yoga, meditação, pranayamas, danças e terapias alternativas.
terça-feira, 6 de fevereiro de 2018
Por que 'eu' sou mãe?
Minha irmã, escreveu para um dos meus filhos, um lindo texto de aniversário.
Neste texto ela menciona o quanto o ama, que é um amor indescritível, como amor de mãe e filho.
E fiquei me perguntando por que 'eu' sou mãe, e ela não?
Sem considerar apenas as adversidades da vida, que acabam, inevitavelmente nos conduzindo à estes ou àqueles caminhos, busquei a resposta à essa questão.
Analisei profundamente o que é uma relação de mãe e filhos, fui ler depoimentos de muitas mães modernas e blogueiras e principalmente refleti sobre a minha relação com meus 2 filhos.
Cheguei finalmente à uma conclusão: seguramente, o mais forte elo de uma relação mãe e filhos é o "aprendizado". Não vou falar de amor, pois considero implícita sua vital importância nesta relação, já que não existirá esta relação sem amor.
Vamos falar do quanto somos responsáveis como mães, pelo que aprenderão nossos filhos.
Através de nós, as mães, filhos aprenderão, ou não, à amar, respeitar, cuidar, interagir, relacionar-se, enfrentar, sofrer, chorar, alegrar-se novamente, enfrentar outra vez, evoluir, ser forte, destemido e amável.
E é claro que não é fácil ser essa mãe perfeita, que consegue ensinar tudo isso.
Exceto, se como mães conseguirmos aprender tudo, exatamente tudo que este serzinho, tão pequenino, tão querido, tão amado e tão trabalhoso veio nos ensinar.
Se desde a fecundação, como mães, formos capazes de aprender o que esta experiência criadora quer nos ensinar, seremos boas mães.
Se soubermos aprender o que nos ensina esse calor que carregamos no colo, seremos boas mães.
Se soubermos aprender o que chora essa cabecinha que parece ainda perdida, se soubermos entender seus anseios, suas dúvidas e principalmente se soubermos respeitar sua individualidade, apesar de tanto amor, seremos boas mães.
Se conseguirmos aprender finalmente que eles não são nossos, mas sim nós, então teremos também aprendido a lição de como ser pessoas melhores.
Seremos boas mães se aprendermos tudo que estes seres colocados em nossos seios viram nos ensinar, e não é pouco.
Assim, como resposta a minha questão inicial: por que 'eu' sou mãe e minha irmã não? Por que certamente tenho muito mais à aprender do que ela.
Você não precisa ser mãe para aprender o que a vida quer lhe ensinar.
Mas, se for mãe, você precisa aprender o que a vida quer lhe ensinar, para não comprometer a felicidade do seu pequeno grande mestre chamado filho!
Como não amar esta forma divina que é um filho!??
Desejo à todos a capacidade de perceber todos os ensinamentos que a vida oferece.
NAMASTÊ!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário