quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

A prática, a entrega.


A prática, a entrega

O Hatha Yoga é um ramo da ciência da Yoga que, inicialmente, trata do corpo físico. O corpo como meio de experimentar a existência humana, encontrando-se com outros corpos. Atravessar o fluxo dos afetos, encarná-los, expressá-los nos encontros. E não estamos falando, então, somente do corpo físico.
A prática do Hatha acontece na execução dos asanas (posturas) e não se trata somente de uma atitude corporal, mas uma expressão de muitos planos: corpo, sensação, pensamento, corpo sutil, espírito.
Ao experimentarmos uma postura os estados físicos, emocionais e mentais apresentam alterações. Em fluxo contínuo, a respiração – nosso alento – conduz a passagem de um asana a outro, traçando o caminho, nos pondo em contato com as oscilações da mente.
Nosso corpo é animado por correntes de energia que se opõem – Ha (Sol) e Tha (Lua). Daí o nome. O corpo como cosmos e também como caos. Por meio dos asanas e pranayamas (exercícios de respiração) a possibilidade de experimentar o equilíbrio dos opostos.
E um acontecimento caótico ao mesmo tempo que gera desequilíbrio traz a chance inventiva da transmutação. Esta uma singularidade da existência humana.
Entregar-se a si mesmo é entregar-se ao precioso presente – aqui e agora. Eis aí uma prática que pede firmeza e relaxamento na sala de Yoga como no fluxo da vida com sua incessante impermanência.

Grande abraço. Namastê.
Livia Pellegrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário