sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Faça o melhor!


Em uma conversa com um grupo de alunos, voltei à um tema do qual adoro falar: "FAÇA O MELHOR QUE PUDER, SEMPRE, EM CADA PEQUENA AÇÃO, SEJA O SEU MELHOR". Eu diria que este é o meu lema de vida. Então você pode pensar que eu faço tudo com a mais pura perfeição? Sim. Dentro da minha possibilidade de realizar o perfeito, eu faço tudo com perfeição. É obvio que centenas de milhares de seres podem fazer muito melhor do que eu faço, mas eu fiz o melhor que eu podia nesse exato momento. As vezes me sinto cansada, é claro, mas neste caso, prefiro não fazer à fazer mal feito. Esse "melhor" não é aos olhos dos outros. É a minha consciência que me mostra. Nesse grupo de alunos, um deles me perguntou: " e de que adianta eu fazer o meu melhor? quem me garante que os outros estão fazendo o seu melhor também?" Ninguém te garante nada. Na verdade, apenas você se garante tudo. Essa é uma conversa de você pra você, olho no olho, coração no coração. Por que mesmo que você faça o seu melhor, não há como garantir que os outros acreditem e entendam isso. Faça o seu melhor, simplesmente para certificar-se de que tem este poder, e mais nada. Faça por que você não é medíocre. Faça o seu melhor por que você pode fazer! Desejo à todos um fim de semana repleto de tudo de melhor!!! NAMASTÊ!

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Onde reside a diferença?


Atualmente, vivemos um verdadeiro caos social, causado principalmente, pela ideia de "diferença" entre os homens.
E podemos dizer, seguramente, que o caos é planetário, considerando também a ideia de "diferença" entre todos os seres. É claro que me refiro à ideia de diferença que existe na cabeça dos humanos. Mas, onde reside esta tal diferença? Onde ela se fortalece tanto?
Responder é fácil: "diferença é a característica daquilo que não é igual, e que difere". Por essa definição, passamos a enxergar a "diferença" em tudo que não é igual à nós mesmos.
E você pode me apontar, o que, que coisa, que ser vivo, que ser humano, é exatamente igual à você? Preciso de apenas 1(um) exemplar 100% igual à você, para que toda essa conversa vá por água abaixo.
Você pode apontar pessoas que tenham a mesma ideologia política, mas os cabelos, a voz e o número de calçado diferem dos seus. Você pode ter amigos que calcem sapatos de mesmo número que você, mas torcem para outro time, e tem outra preferência religiosa.
Percebe assim,  que a diferença é algo pertinente à qualquer forma de vida.
Tudo é diferente, em todos os níveis de expressão.
Se vamos viver em desarmonia com a "diferença", estamos fadados à eterna infelicidade, haja visto que jamais encontraremos aquilo que é exatamente igual.
A diferença que parece nos destruir, é o alimento da evolução da vida.
A energia do Universo se diferencia para gerar todas as formas de expressão que ela é capaz de gerar. A forma do Sol, da Lua, da Terra, do homem, da formiga, do leão, etc... Suas células( pura energia do Universo) se diferenciam ininterruptamente para que você seja como é nesse momento.
E se a "diferença" ainda te incomoda, seguramente é por que você não teve ainda a coragem de se enxergar por dentro, de verdade, e perceber que em você também reside a diferença, e que é exatamente isso que faz de você uma criatura especial.
A diferença deve ser contemplada por nós, aceita por nós, e promover em nós, eterna gratidão ao Universo.
Enquanto nossa escolha for sofrer com a diferença, ainda haverá a possibilidade de guerra entre os homens, e devastação o planeta.
Desejo à todos uma semana cheia de DIFERENÇAS!!!! E muita PAZ por isso!!
NAMASTÊ!

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Realize-se.


Neste fim de semana, enquanto trabalhava, falei da realização de cada um de nós. E me dei conta de que há um tempo não escrevo sobre isso. Eu me realizo escrevendo..rs, e um assunto desses é realização pra qualquer um que goste de escrever, de ler, de filosofar. Então vou hoje, viajar nesta matéria: a realização de cada um de nós! Dentro da filosofia do Yoga, realização é definida como "Dharma", que quer dizer, a expressão dos talentos divinos em cada um de nós. Então, quando estamos fazendo aquilo que sabemos fazer de melhor, aquilo que fazemos com total entrega, com o coração muito mais do que com a inteligência, estamos expressando o que há de mais Divino em nós, e assim nos sentimos realizados. Já a definição da cultura ocidental para a palavra realização é : ação de realizar, ou concretizar; executar. Simples assim. Concretizar ações simplesmente, é fácil. E em geral elas trazem alguma recompensa. Daí a pensarmos que estamos nos realizando com estas ações de concretização apenas. Eu trabalho o ano inteiro e consigo viajar e trocar de carro no final do ano. Isso é realização. Sim. É a realização de planos e projetos. Mas refiro-me à uma forma de realização mais profunda e interna. Estou escrevendo sobre realização pessoal, aquela realização que nos deixa com cara de quem viu passarinho verde. Aquela realização que faz a tempestade parecer só uma chuvinha, boa para regar a vida. Aquela realização que nos faz enxergar somente o Divino em todos os outros seres. Refiro-me à realização, como a de São Francisco de Assis. E não misture as coisas. Não precisamos nos tornar santos para fazer aquilo que há de mais Divino em nós, à exemplo de São Francisco. Precisamos apenas decidir fazer assim. Pergunte-se: o que você faria de manhã, à tarde e à noite, sem receber um único centavo em troca? Isso é uma dica de qual ação colocar em prática para sentir-se verdadeiramente realizado. Não parece simples, mas é. Apenas tente. Desejo à todos, uma semana regada da Luz e ensinamentos do amado São Francisco de Assis. NAMASTÊ!