Um espaço dedicado ao bem estar do corpo e da mente! Criado em 2007, para levar auto conhecimento e mais qualidade de vida aos que se interessam pela prática de yoga, meditação, pranayamas, danças e terapias alternativas.
quarta-feira, 24 de abril de 2013
A dor do yoga
Como instrutora de yoga, tenho vivenciado uma experiencia muito peculiar. A maioria maciça de iniciantes tem queixas de dores relacionadas ao início da prática de hatha yoga. Até aqui tudo normal, desde que as dores afetem apenas músculos acostumados com o sedentarismo. Essas dores fazem parte do processo de purificação e fortalecimento do corpo. Mas o que se segue à essa percepção de dor é que é o problema. Se o praticante não considera a dor e intensifica a prática de forma
inadequada, o corpo sofre, e a prática se torna incompleta, por não envolver Ahimsa- Não violência; Satya - Verdade, ensinamentos básicos de Patanjali. Por outro lado, se o praticante se desestimula por conta da dor inicial, deixa de evoluir em seu auto conhecimento. Hatha Yoga é acima de tudo, uma técnica milenar de profundo auto conhecimento, mas não é pra qualquer um. É apenas para aqueles que buscam o auto conhecimento. E isso não vem de uma hora pra outra, tomando um analgésico. Vem da busca constante, paciente, e sensível. A dor é apenas um sinal do seu corpo. Perceba. Interprete. Aja com sabedoria. Mude se preciso. Continue. Pacientemente, e no seu silêncio interior, continue. Dê a essa dor, a oportunidade de se transformar em auto conhecimento, e bem estar. Yoga deve ser prazeroso, e não doloroso, e seu corpo só precisa de atenção pra se adaptar, e se desenvolver.
Uma boa prática a todos! NAMASTÊ!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário