Um espaço dedicado ao bem estar do corpo e da mente! Criado em 2007, para levar auto conhecimento e mais qualidade de vida aos que se interessam pela prática de yoga, meditação, pranayamas, danças e terapias alternativas.
sexta-feira, 23 de setembro de 2016
...faça uma limonada.
Não temos o controle das situações da vida. Mas temos o controle sobre nossas reações. Sabe aquele ditado "Se a vida te oferecer um limão, faça uma limonada"? É disso que ele fala. Não há nada de errado em achar que limão é azedo, (por que ele é mesmo azedo), e desejar e esperar que a vida ofereça também flores, e doces. Eu prefiro flores e doces à limão, mesmo que possa fazer uma boa limonada. Mas a vida tem limões. Então, a grande sacada é aprender a saborear uma boa limonada, por que é certo que muitas vezes ao longo da vida, ela será sua melhor opção. Plante flores no seu caminhar, mas não recue quando um limão for ofertado pela vida. Desejo à todos um fim de semana de flores, sonhos e limonadas. NAMASTÊ!
sexta-feira, 16 de setembro de 2016
O Sofrimento...
Ontem, vi uma frase que me deixou um tanto encasquetada.
"O sofrimento nos fortalece" dizia a mensagem, compartilhada em uma rede social.
Eu simplesmente não concordo e não acredito nisso. O "sofrer" não pode me fortalecer, já que ele, o "sofrer", é apenas uma reação que minha mente cria, baseada em uma ação ou fato ocorrido.
Eu não preciso realmente sofrer para ficar mais forte. Eu preciso ter ações, e estas ações precisam ser fortes, e isso não precisa estar vinculado ao sofrimento.
Caminhar uma longa e difícil jornada, vencendo obstáculos, removendo as pedras do caminho, certamente é fortalecedor.
Mas, se eu sofro muito enquanto caminho, por que o solo dificulta meus passos, ou por que a pedra é grande e pesada. ou por que os obstáculos no meu caminho, parecem maiores que os de outras pessoas, eu acabo perdendo a grande oportunidade de sentir o prazer e a felicidade em cada passo do meu caminhar.
E vivo sofrendo, com muito gosto, enquanto espero o momento em que finalmente serei recompensado por tanto sofrimento, e serei enfim, feliz.
Porém, eu posso escolher caminhar descalço em solo arenoso, e me sentir feliz, plena e realizada a cada passo, sem sofrimento.
Eu posso escolher sentir a dor e o medo desta caminhada, sem sofrer continuamente por isso. Não é agradável sentir dor e medo, mas é inevitável, na maioria das vezes.
Então, quando sentir dor muito intensa, faça uma pequena pausa, descanse, recomponha-se, e siga. Se sentir o medo, encare-o de frente, respire, e estabeleça uma estratégia para encontrar sua confiança interior. E não confunda todo este difícil aprendizado com sofrimento.
O grande prazer da vida não está em curtir apenas as coisas boas. O barato mesmo é saber curtir cada passo, com a mesma intensidade. Nada é só bom ou só ruim, mas pode ser mais fácil ou mais difícil. Depende de você! Desejo à todos um fim de semana cheio de alegrias! NAMASTÊ!
segunda-feira, 12 de setembro de 2016
Deficiente?
Nesses últimos dias, temos ouvido muito falar esta palavra.
Vou mencionar duas definições dos dicionários para alicerçar minhas palavras. Uma para a palavra deficiência, que significa "ausência ou disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica", e outra definição para a palavra deficiente, que significa "que ou quem tem deficiência". Diante dos fatos observados durante as "Paraolimpíadas", é notório que não temos ainda se quer noção do que seja harmonia.
Por que a abertura e os jogos não são transmitidos ao vivo como os jogos dos "normais"? Por que as empresas bilionárias não tem interesse em patrocinar essas transmissões?
Essas pessoas, definidas como "deficientes", são sim tratadas como diferentes, e inconscientemente, nós os "normais ou eficientes" estabelecemos uma atitude de exclusão, e de repulsa.
É inerente ao ser humano, ter uma identidade individual, mas é uma doença do ser humano apegar-se a esta identidade, como a única verdade. E há uma gigantesca massa de humanos acometidos por essa doença.
Excluímos estas pessoas, por que elas não são como nós, assim como excluímos quem não tem a mesma condição financeira, ou a mesma cor de pele, ou a mesma religião e agora, a última moda é excluir quem não tem a mesma ideologia política.
Eu hoje, prometi para mim mesma que nunca mais vou pronunciar ou usar a palavra "DEFICIENTE", que rotula pejorativamente uma pessoa. Eles tem limites sim, mas quem não tem? Esse rótulo que usamos é que nos dá a impressão e o entendimento de exclusão. E se estamos buscando a inclusão, é por que a exclusão já existe.
Não há deficiente. Há apenas uma impressão digital que dá uma característica à este ser humano, e que nós demos o nome de deficiência. Quando vamos deixar de demagogia e hipocrisia para sermos humanos de verdade? Desejo à todos uma semana repleta de conquistas e descobertas! NAMASTÊ!
quinta-feira, 8 de setembro de 2016
terça-feira, 6 de setembro de 2016
Quando não existiam as castas sociais...
Na mais antiga civilização da qual se tem registros, os deuses determinaram que o homem exerceria suas funções sociais de acordo com o seu próprio dharma, ou seja, de acordo com suas próprias habilidades e dons.
E assim, a humanidade vivia em perfeita harmonia, sem guerras, e sem doenças.
Cada humano, exercia suas maiores virtudes, e a sociedade progredia substancialmente. Alguns nasciam com o dom de cuidar da terra e cultivar alimentos. Outros tinham a habilidade de comercializar estes produtos. Haviam ainda os homens dotados da capacidade sacerdotal, e outros ainda, dotados da habilidade de criar coisas com suas próprias mãos.
Porém, além de suas virtudes, o homem possui também uma qualidade que pode ser usada de forma negativa: o homem possui a noção de indivíduo, ou o ego. E isso, distorcidamente, pode alimentar a sensação de separação do Todo e de tudo.
Quando esta sensação foi alimentada por alguns homens, eles começaram a perceber que podiam se beneficiar, ou levar vantagens, na posição social que suas virtudes o colocaram. Assim, o homem passou a impor de acordo com os seus pontos de vista, a separação do indivíduo em classes sociais por hereditariedade, criando assim, as "castas sociais".
Pronto.
Estabeleceu-se a desordem e a desarmonia. E assim ainda caminha a humanidade. Alimentando ferozmente de forma nociva o seu ego, aninhando-se cada vez mais com os seus próximos e queridos apenas, empenhando todo seu esforço em possuir cada vez mais bens, e títulos, e poder, esquecendo-se completamente de seu dharma, seus dons, sua missão, e seu verdadeiro e único poder eterno: o poder de Ser.
Não estamos conseguindo Ser, apenas estamos e temos.
Somos, todos nós, diferentes formas de expressar o Amor Divino. O que me torna diferente, é a porção do Amor Divino que eu devo expressar nesta jornada. E não há classe social, ou qualquer outro tipo de divisão que possa estabelecer ou padronizar isso.
Quando nos dermos conta de que estamos todos separados em fôrmas individuais apenas para experienciar as delícias de cada plano habitável, a harmonia se restabelecerá.
E viveremos em fim, em Paz e plena felicidade.
Desejo à todos uma semana repleta de verdadeira harmonia!
NAMASTÊ!
sexta-feira, 2 de setembro de 2016
É bom sorrir...
Tudo fica mais fácil se você colocar um sorriso no rosto, e na alma. Pode experimentar. Sempre que você tiver uma situação difícil para enfrentar, esboce no rosto, um leve sorriso. Não precisa fingir que está feliz. Não se trata de fingir. Trata-se de substituir os sentimentos de angustia, ansiedade, medo ou raiva que a situação impõem, por um pouco mais de fé, confiança e força. Quando esboçar este leve sorriso em seu rosto, aquiete-se por alguns instantes e sinta o que esse simples gesto promove internamente. Seguramente, você sentirá uma pitada de alegria, e com ela, o problema se torna quase uma piada, e muito mais fácil de ser solucionado. Esta é uma postura que todo o seu corpo físico adota, e se reflete em seu corpo emocional. Com um simples sorriso, seus ombros se abrem, o tórax se expande, os pulmões absorvem muito mais oxigênio, o raciocínio torna-se mais claro e lógico, e a solução surge como que num passe de mágica. E se a situação é extremamente delicada, e não cabe o sorriso no rosto, sorria com sua alma, sem que ninguém perceba esta expressão em seu rosto, e o resultado será ainda mais surpreendente. Sorria, sempre. De dentro para fora, de fora para dentro, de cima para baixo...sorria!! E depois, com tudo solucionado, você vai dar grandes gargalhadas! Desejo à todos um fim de semana cheio de sorrisos e soluções!!NAMASTÊ!!
Assinar:
Postagens (Atom)