Um espaço dedicado ao bem estar do corpo e da mente! Criado em 2007, para levar auto conhecimento e mais qualidade de vida aos que se interessam pela prática de yoga, meditação, pranayamas, danças e terapias alternativas.
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
As delícias da vida!
A vida tem delícias, e muitas. Muitas delas nem conseguimos saborear, por "n" motivos. Frequentemente, nem percebemos o presente que a vida acaba de nos oferecer, e continuamos insatisfeitos, insensíveis e por consequência, infelizes. Mesmo quando parece que a vida quer puxar o tapete, na verdade, tudo está apenas se rearranjando, para mudar e melhorar, e sempre para nos beneficiar. E quando aparece uma oportunidade boba, despretensiosa, na verdade, tudo está apenas se rearranjando, para aprendermos muito, para novas amizades, e novas oportunidades. Só oque precisamos fazer, é deixar que tudo aconteça, sem medos, sem angustias e sem expectativas. Neste sábado, tive a felicidade de estar com pessoas que surgiram em minha vida numa dessas oportunidades, que parecem apenas mais uma. Mas que transformam a nossa vida pra sempre. Amigos que passam a fazer parte de nossas histórias, e nos ensinam com suas ações. E então me dei conta, que se eu não tivesse dado oportunidade à essa oportunidade, se quer estaria vivenciando essa experiência. A vida é surpreendentemente deliciosa! Desejo à todos uma semana repleta de delicias!NAMASTÊ!
sexta-feira, 25 de outubro de 2013
O que é certo, ta certo.
Essa semana assisti a um documentário espetacular, e que já indiquei à todos com quem encontrei. O que está errado no mundo? Porque estamos tão doentes e desajustados? Podemos mudar essa realidade? Todas as respostas estão lá. Baseadas em pesquisas e comprovações cientificas, todas as respostas vão surgindo. Mas o mais curioso é perceber como nos perdemos ao longo da evolução, e como apenas nós, humanos, nos perdemos. Todas as outras espécies seguem seus destinos, harmoniosamente. Nunca foi necessária uma guerra entre animais, de qualquer espécie. Você pode estar pensando na violência de um leão matando sua caça, e está certo. Mas ele até oferece à sua presa a oportunidade de fugir. Um leão não mantém coelhos, ou cervos, presos em gaiolas onde nem podem se movimentar, à espera da engorda que o agrade. Ele apenas caça para comer. E ele também não acumula muitas caças numa gruta, pra garantir que nunca falte pra ele, deixando faltar para outros leões. Ele apenas caça pra comer. Os leões, assim como todos os outros animais, ainda não se perderam em seus egos. E o que é certo nessa história? Certo é, que a natureza do homem é de “cooperação em comunidade”, e não apenas competitiva e egoísta como vivemos hoje. Ser o melhor e o mais forte apenas, torna-nos solitários, porem, mais cedo ou mais tarde, precisaremos de alguém. Esta é a grande certeza da ciência contemporânea. Somos uma tribo, uma manada, uma matilha formada de seres que precisam da cooperação mútua para garantir a perpetuação da espécie. Se continuarmos vivendo no modelo “cada um por si”, talvez Deus não possa mais “ser por todos”. Se isto é o certo, basta nos focarmos no certo, olhando para o mundo, as pessoas e a natureza à nossa volta, como uma continuação de nós mesmos. E é óbvio que se fazemos o certo, tudo fica certo. Desejo à todos um fim de semana repleto de acertos e plenitude. NAMASTÊ!
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
A ação pelo dever - Bhagavad Gitá
"Considerando que é teu dever lutar, não deves temer, pois não há coisa melhor para um guerreiro que um combate justo. (canto 2, verso 31). Considerando igual o prazer e a dor, o ganho e a perda, a vitória e a derrota, então parte para o combate; assim não obterás o fruto das ações impuras. (canto 2, verso 38)". Parece apologia à guerra, mas neste trecho Krishna apenas orienta Arjuna a não vacilar na luta, e deve ser interpretada como o grande ensinamento para dissolvermos os egos. Dentro daqueles que buscam à iluminação, trava-se a verdadeira batalha. NAMASTÊ!
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
À imagem e semelhança..
Qual será a aparência de DEUS? Se fomos feitos à imagem e semelhança de Deus, é inevitável pensar que essas palavras expressão uma determinação física apenas, mas um pouquinho de bom senso pode mudar essa percepção. Será que a imagem de Deus é apenas refletida no ser humano? Todo o resto, as milhões de formas de vida animal , vegetal e mineral em nosso planeta, e a inimaginável possibilidade contida em todo o universo, nada mais representa uma forma de expressão divina? Digamos que seja assim, só os humanos. Então posso afirmar que Deus é feminino, tem cabelos escuros, esbranquiçando agora, é morena, olhos pretos, pele amarelada e fácil de bronzear e estatura média. Exatamente como eu. Seguindo esse princípio limitante da expressão divina no homem, posso até acreditar nessa loucura. Cabe aqui o tal bom senso. A imagem e semelhança de Deus em nós não está nos cabelos, na cor da pele ou dos olhos. Está na poder do amor incondicional em nossos corações, na capacidade de perdoar indistintamente, na força da fé inabalável, na sensibilidade em harmonia com a natureza, na percepção da essência divina, no simples ato de respirar. Mas essa mesma imagem de Deus está em todas as outras formas de vida no mundo manifestado, e não apenas no homem. Imagine como seria a vida se entendêssemos que estamos vivendo uma grande oportunidade de expressar em um só corpo, todas as formas, qualidades e belezas de Deus? E entenda: a imagem de Deus está igualmente em todos nós. Você decide se vai exibir a sua porção humana apenas, ou se vai expressar o divino em você! Desejo à todos um fim de semana de expressões iluminadas! Namastê!
terça-feira, 15 de outubro de 2013
Perdi a cabeça
Ontem, algumas alunas comentavam um fato ocorrido, onde uma médica "perdeu a cabeça" numa briga de transito, e que teve um desfecho trágico. E o termo "perdi a cabeça" é usado para definir uma ação descontrolada, e muitas vezes violenta, como se fosse uma explicação cabível. E não é. A "cabeça", é a única coisa que diferencia o homem dos demais animais que vivem instintivamente. E cabeça não foi feita pra separar as orelhas e criar cabelos. "Cabeça" é a capacidade intelectual, de aprendizagem e de discernimento inerente aos seres humanos. Até aqui tá fácil de entender e concordar, certo? Outra coisa fácil de entender é que ninguém perde aquilo que não possui. Se uma pessoa não tem a capacidade de refletir, usar o discernimento, medir os resultado de sua ação, esta pessoa não tem cabeça, tem apenas o aparato que separa as orelhas, e como diz meu professor, "é um animal sofisticado", porque consegue falar, cantar, dançar, pensar, elaborar ideias e projetos audaciosos, consegue estudar pra ser médico ou engenheiro, consegue acumular posses e administrar seus bens materiais. Mas só consegue isso. Usar o discernimento que vem junto com a cabeça humana, exige do homem em questão muita auto análise, muito auto conhecimento, uma boa dose de desapego e humildade, a noção exata de respeito e igualdade, e um desejo interno de melhorar-se. E tudo isso, pelo que venho observando ao longo da história, através de homens que conseguiram realizar-se, é muito mais difícil que faculdade de medicina, engenharia, direito ou pedagogia, etc(incluindo aqui todo e qualquer curso de formação). Manter o controle sobre todas as situações é praticamente impossível para qualquer pessoa, mas tornar-se extremamente violento por que "perdeu a cabeça" não é para as pessoas, só é aceito como normal para outros tipos de seres vivos. Use a cabeça para se desenvolver da melhor maneira possível, e seja hoje, um SER HUMANO melhor do que você era ontem. Desejo à todos uma semana cheia de luz e sabedoria! NAMASTÊ!
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Raízes e Asas
Eu teria muitos outros motivos para inspirar-me neste dia. Greves de toda natureza, pessoas morrendo à espera de socorro médico, bebes abandonados no lixo, eu quase atropelada, por dois carros, num mesmo semáforo, vermelho para veículos...etc..etc..etc. Mas me lembrei que meu sonho é ver um mundo bem diferente, e muito melhor. Na verdade , meu sonho é ver o mundo exatamente como ele é, mas com uma civilização habitando-o. E me veio à lembrança uma mensagem de Osho: "Se você encontrou seu centro, então você terá encontrado tanto suas raízes como suas asas". E essa foi minha inspiração. Hoje vou escrever sugerindo que busquemos nossas raízes, que são o alicerce, a estrutura básica de sustentação de algo, algo que pode ser nossas vidas. Vou escrever pra sugerir que busquemos nossas asas, para conhecer a verdadeira liberdade de espírito, que não se prende a nenhum tipo de "norma". Uma pessoa centrada, equilibrada, usa sem medo suas asas para alçar vôos maravilhosos e ousados, porque sabe que tem raízes fortes, que trazem a coragem de assumir as consequências de seus vôos. Esta pessoa não voa sem pensar em seus semelhantes também, e assume tudo que possa advir desta escolha. Seria tão simples, e profundo, e perfeito, e utópico, e surreal...nem parece possível. Mas é a única verdade na qual podemos acreditar sem vacilar. Você conhece alguém que tenha encontrado sua paz interior e está infeliz com isso? A paz interior(centro) gera um estado de felicidade plena e abundante, que gera um desejo infindável de transmitir essa felicidade em forma de amor à todos à sua volta. Busque através do silêncio, suas raízes e suas asas, e veja a mudança acontecendo à sua volta! Não podemos mudar nada que não esteja dentro de nós! Desejo à todos um fim de semana do mais perfeito equilíbrio! NAMASTÊ!
terça-feira, 8 de outubro de 2013
Quem eu sou?
Essa é sem dúvidas uma questão complexa. Muitas vezes nos pegamos com esse sentimento de falta de identidade verdadeira. Um sentimento acompanhado de vazio interior, de angustia e ansiedade. E na tentativa de minimizar os efeitos dessa devastadora sensação, continuamos nos perguntando "quem somos?", como se a resposta pudesse mudar todo um destino. E não nos damos conta, de que se parássemos de nos preocupar com essa resposta, se parássemos de olhar o mundo apenas com os nossos dois pequenos olhos abertos, se nos desligássemos do "eu", toda dúvida despareceria, como num passe de mágica. Se nos conectássemos, ou melhor, se nos reconectássemos com o universo manifestado na natureza à nossa volta, com o Espírito Divino que habita cada ser vivo, com a força poderosa da energia criadora contida no Sol; se nos silenciássemos com frequência, simplesmente; se nos entregássemos plenamente, confiando e aceitando a Providência Divina, sequer haveriam dúvidas. Teríamos assim desenvolvido a consciência de que o "EU SOU", não se resume ao meu corpo, com este rosto, estes desejos, esta profissão, com esta roupa que escolhi. EU SOU o Todo, o Todo está em mim, assim como em tudo. Eu contenho e sou o Todo. E tudo contem o Todo, assim, eu sou exatamente igual à tudo, de forma diferente. Difícil de entender, eu sei. Mas não é para ser entendido, e sim vivenciado. Desejo à todos uma semana vivenciando tudo do Todo! Namastê!!
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
Novo altar na sala de aula
Fiquei muito feliz com o resultado! Lindo! mas isso não interfere em nada na boa qualidade da prática de yoga e meditação. A beleza de um altar serve apenas para inspirar a busca de seu altar interno, onde você poderá reverenciar, constantemente, o Divino em você! NAMASTÊ!
terça-feira, 1 de outubro de 2013
Acupuntura Estética Corporal
Técnicas de Emagrecimento pela Medicina Tradicional Chinesa(MTC):
Existem diversas formas de tratamentos para emagrecer, porém a durabilidade do tratamento depende muito da energia e equilíbrio dos órgãos e vísceras. É por isso que a
TÉCNICA ENERGÉTICA CHINESA torna-se o foco principal. Objetivo: visa o equilíbrio energético dos principais órgãos e pontos digestivos e excretores da região do abdômen, podendo ser estimuladas tanto com a agulhas quanto com os chamados "cristais radiônicos"(cristais que ao serem inseridos nos pontos dos meridianos e pontos auriculares liberam uma energia de 8.000 ângstron, considerada "a energia de equilíbrio do ser humano"!).
Sessão de Acupuntura Estética Corporal:
- técnica energética chinesa;
- pontos auriculares (pavilhão auricular);
- ventosaterapia nas costas;
ou seja, em uma mesma sessão são utilizadas várias técnicas proporcionando um Equilíbrio físico/mental/espiritual, pois o objetivo da Medicina Chinesa é "tratar o indivíduo como um todo"!!
Se for por amor...
Neste sábado, tive a honra de participar como convidada, de uma cerimônia de casamento como há muito eu não assistia. Um casamento de verdade. Com uma linda noiva, um noivo encantado, alguns padrinhos no altar, os chorosos pais dos noivos, e convidados admirados. E mais nada. Não havia luxo, nem ostentações, nem exibições. Era apenas uma comemoração maravilhosa de 10 anos de namoro, e a confirmação de um amor eterno e verdadeiro. E o padre estava inspirado, como não poderia deixar de ser, já que tudo era pura luz. Em seu sermão, falou basicamente, e cantou, admiravelmente, sobre o amor verdadeiro. Aquele amor que pode tudo, que faz tudo, que supera tudo, que oferece tudo, que entrega tudo, que doa tudo, sem nada esperar. Aquele amor que é Divino, e está acima de todos os egos, de noivas e noivos. E se for por esse amor, será eterno sim, e verdadeiro sim. E se for por amor, será pela vontade Divina, que está presente em nós na forma deste amor. E se for por amor, não há vestido de noiva no mundo que seja mais lindo, não há decoração de igreja nem de cerimoniais que seja mais importante, não há protocolos de rituais e de etiqueta que possam ofuscar a verdade contida na simples decisão de estar unidos para sempre! E se for por amor, nada mais é necessário...apenas o amor! Tá bem! Eu sei que amor não enche barriga...! O que enche barriga é trabalho! Mas pode ser com amor! Desejo à todos uma semana repleta do mais puro e verdadeiro amor! NAMASTÊ!
Assinar:
Postagens (Atom)