Um espaço dedicado ao bem estar do corpo e da mente! Criado em 2007, para levar auto conhecimento e mais qualidade de vida aos que se interessam pela prática de yoga, meditação, pranayamas, danças e terapias alternativas.
quinta-feira, 28 de março de 2013
A Páscoa do Renascimento
Recebi ontem de uma aluna, uma linda mensagem de páscoa, falando sobre o Renascimento que a Páscoa verdadeiramente representa. Um renascimento para o novo, e também para o melhor. Então, agora me pego orando, pedindo à DEUS com todas as minhas forças que ELE permita o renascimento de todos, incluindo os pais que já não conseguem mais delimitar a realidade para seus filhos ainda pequenos; incluindo as crianças de hoje, que espertamente se aproveitam da situação de incapacidade de seus pais; incluindo nesse renascimento os jovens que só se interessam por músicas esdruxulas, que falam e dançam sensualidade. Oro pelo renascimento dos homens que crescem, e se formam profissionais para ganhar dinheiro exclusivamente, e se gabam de serem muito bons nisso. Oro pelo renascimento daqueles que pegam a direção de um carro e se sentem superiores, e também daqueles que nem percebem que existe um mundo ao redor do seu carro. Oro pelo renascimento daqueles que articulam mil maneiras de criar a infelicidade por pura inveja e incapacidade de ser feliz, e daqueles que se perdem no ócio e na normose da vida moderna. Oro pelo renascimento daqueles que vivem apenas por viver. Oro pelo meu renascimento, porque preciso renascer muito pra entender e aceitar isso tudo à minha volta, e não me revoltar. Desejo à todos uma linda Páscoa, de renascimento verdadeiro e profundo. Gratidão à aluna Yara por sua mensagem! NAMASTÊ!
terça-feira, 26 de março de 2013
Acupuntura funciona mesmo?
Acupuntura funciona mesmo
Estudos mapeiam seus efeitos no cérebro e revelam seu poder contra as dores e os transtornos emocionais.
Se ainda havia algum ocidental desconfiado que, a exemplo de São Tomé, precisava ver para crer o resultado de uma porção de agulhas finíssimas sobre o corpo, ele provavelmente deixará suas suspeitas de lado ao saber o que andam desvendando neurocientistas ao redor do globo. Na Inglaterra, uma equipe da Universidade de York acaba de exibir, por meio de imagens de ressonância magnética, que uma espetada em um ponto da mão reduz a atividade de áreas do cérebro que regem a percepção da dor. Enquanto isso, nos Estados Unidos, um experimento com camundongos da Universidade de Rochester endossa o efeito analgésico da técnica oriental ao provar que ela estimula a liberação de uma molécula, a adenosina, responsável por aliviar o desconforto. São provas, vistas a olho nu ou sob a lente do microscópio, que permitem à ciência deste canto do mundo reconhecer o que os sábios chineses já apregoavam sobre o método que ganha milhões de pacientes no Brasil e no resto do Ocidente.
"A acupuntura trabalha com estímulos em determinadas regiões do corpo que exercem um reflexo sobre outras", explica a médica acupunturista Angela Tabosa, chefe do Laboratório de Pesquisa Experimental em Acupuntura da Universidade Federal de São Paulo. "Essas respostas são, por sua vez, intermediadas pelo sistema nervoso", completa. É que as agulhas inseridas disparam impulsos que viajam pela rede nervosa até provocarem reações no cérebro. Esse mecanismo é imediato e, por interferir na massa cinzenta, surte efeitos mais duradouros. "A técnica tem uma ação sobre a musculatura, ajudando-a a relaxar, e incita, na medula, a produção de substâncias que inibem a passagem dos impulsos dolorosos", conta Dirceu de Lavôr Sales, presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura. "No cérebro, ela induz a liberação de neurotransmissores com função analgésica e outros por trás da sensação de bem-estar." Dessa forma, alfinetam as dores, espetam, ou melhor, espantam o estresse e ganham papel de protagonista ou ator coadjuvante no desarme de uma lista de problemas.
Para botar no papel todas as indicações da acupuntura, seria preciso preencher um extenso pergaminho da China antiga. As agulhas, é claro, não são uma panaceia, mas surpreendem até os olhos céticos. Em uma experiência com ratos que sofreram lesões na coluna vertebral da Universidade Kyung Hee, na Coreia do Sul, por exemplo, os animais que foram submetidos às espetadas se recuperaram e voltaram a andar mais cedo do que os bichos livres das picadas. A acupuntura coibiu inflamações e impediu, assim, a destruição progressiva de células nervosas da coluna. É esse poder anti-inflamatório, aliás, que garante à terapia lugar de destaque no combate a asma, dores crônicas…
Outra virtude da técnica é equilibrar as emoções, debelar a ansiedade e o desânimo e reforçar o adeus aos vícios. "Ao modular a ação da dopamina, um neurotransmissor ligado ao prazer, o método ajuda a suprir a necessidade da droga", explica Angela Tabosa. Nesse sentido, até a obesidade entra na dança. "As agulhas auxiliam a reduzir a compulsão por comida", afirma a pediatra e acupunturista Márcia Yamamura, coordenadora do Centro de Estudo e Pesquisa da Medicina Chinesa, em São Paulo.
As picadas prestam serviço a todas as idades e se revelam generosas às gestantes. Um trabalho da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, aponta que elas aliviam a depressão durante a gravidez. "É uma forma de estimular o organismo a fabricar neurotransmissores como a serotonina, em baixa no distúrbio", explica Dirceu Sales. "Na gestação, a acupuntura também minimiza as náuseas, a azia, a insônia e as dores nas costas", enumera o médico acupunturista João Bosco Guerreiro da Silva, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, no interior paulista.
Mesmo quem não guarda no ventre uma criança ou está são e salvo de doenças pode tirar proveito das agulhas. "O ideal é que elas fossem usadas de modo preventivo, afastando um problema antes de ele se manifestar", opina Angela. Como abafam o estresse, também derrubam o risco de ficar de cama.
Aplicações com o aval da medicina ocidental:
• alergia
• asma
• dor de cabeça
• dor nas costas
• doenças das articulações
• hipertensão
• fibromialgia
• dores musculares
• gastrite e refluxo
• síndrome do intestino irritável
• constipação
• tensão pré-menstrual e menopausa
• depressão e ansiedade
• gravidez
• sequelas de derrame
• doenças da pele
• obesidade
• endometriose
• insônia
• distúrbios hormonais
• efeitos colaterais da quimioterapia
Para todos os gostos
Conheça as principais variações do método. Os pontos utilizados são os mesmos, mas nem sempre há necessidade de agulhas:
Eletroacupuntura
As agulhas são conectadas a um aparelho que emite correntes elétricas. A ideia é que os estímulos mais intensos possam acelerar a resposta à terapia. A técnica é recomendada no tratamento de dores agudas.
Raio laser
O aparelho é direcionado aos pontos onde seriam inseridas as agulhas. Os terapeutas costumam recorrer a esse método em crianças e no caso de pessoas que têm pavor das espetadas.
Moxabustão
O estímulo é feito por meio do calor, obtido com a queima de uma planta, a artemísia. Pequenos bastões acesos são aproximados das regiões que tradicionalmente receberiam as picadas.
Por sistemas
São as versões que priorizam partes do corpo para conseguir respostas sobre todo o organismo. Entre as mais famosas, estão a auriculopuntura, que usa pontos na orelha, e a craniopuntura, que se vale do couro cabeludo.
Uma técnica, vários usos:
No dentista
A acupuntura pode ser requisitada antes ou depois do tratamento dentário, diminuindo o nervosismo ou possíveis dores mais tarde. É coadjuvante no controle de problemas de oclusão.
No esporte
As agulhas são convocadas para minorar dores musculares, ajudar na recuperação das lesões e aperfeiçoar o desempenho do atleta.
Na anestesia
Como tem um efeito sobre a medula, a acupuntura corta, temporariamente, a transmissão dos estímulos dolorosos. Por enquanto, é mais empregada em procedimentos de pequeno porte.
segunda-feira, 25 de março de 2013
Que dia é hoje?
Claro que você sabe que hoje é segunda feira, o dia mais difícil da semana. Já ouvi falar inclusive de uma tal "síndrome da segunda feira". Será porque passou o fim de semana? Será porque começa uma semana de trabalho? Qual será o motivo para olharmos pra este dia com tanta rispidez? Faço a pergunta, porque ao olhar para o céu, hoje, bem cedinho, me deparei com o sol, lá no alto, acima das nuvens, com seu brilho amarelo dourado, exatamente como ontem, que era domingo. E ouvi os pássaros cantando do mesmo jeito que ontem, que era domingo. Havia sim algo diferente, uma suave neblina pairava sobre algumas regiões da cidade, igual outro dia. É assim. Um dia após o outro, o fluxo da natural da vida, em todas as suas formas, segue seu curso. Apenas como um dia após o outro. É o cenário, o palco, a cena que mudam. E muda porque é necessário estabelecer um mínimo que ordem. Pense num mundo, onde o calendário fosse livre. Cada um pára e descansa quando bem desejar. Seria uma anarquia perfeita. Esse nível organizacional é fundamental para uma sociedade que não sabe mais viver seu próprio ritmo biológico. Mas viver em função disso, é doentio. Se você deseja loucamente a chegada de um dia batizado com o nome de sexta feira, e se desespera com a chegada de outro chamado de segunda feira, a probabilidade de que exista algo desarranjado entre você e a sua vida é enorme, eu diria quase 100%. Viva hoje come um dia único, exatamente como ele é. Viva o agora, como a única coisa que realmente existe. E sabe oque acontecerá com o seu amanhã? Ele se tornará esse hoje, único, especial, imperdível, e maravilhoso dia. Firmando-se nessa certeza, você sentirá paz, tranquilidade, alegria e gratidão, a cada instante da sua vida, e vai se ver sem saber, de verdade, que dia é hoje? Desejo à todos uma semana repleta de dias maravilhosos! NAMASTÊ!
sexta-feira, 22 de março de 2013
Consciência Tranquila
Nossa civilização acredita firmemente que, pra ter a consciência tranquila, basta pagar suas contas em dia, trabalhar e não fazer mal a ninguém. Isso é sim muito importante, mas deve trazer apenas a sensação de dever cumprido. Isso tudo é o mínimo que se deve fazer pra justificar o espaço que ocupamos no planeta. Mas não é o suficiente pra nos deixar de consciência tranquila. Ou é? Sei lá. Hoje está tudo tão confuso, que fico com a sensação de que, literalmente, perdemos a noção de consciência tranquila. Vivemos mediocremente em fantasias, que alimentamos diariamente, nos iludindo com um cenário de "família perfeita" que se apresenta socialmente, mas que entre quatro paredes, se digladia. Ou com profissionais, de todas as áreas possíveis e imagináveis, fantasiados de bonzinhos, mas que na surdina se aproveitam de todas as pessoas e oportunidades. E tem a fantasia pior, aquela do cidadão exemplo, mas que nem sabe direito o significado da palavra cidadão, e pensa que é cidadão porque paga os impostos em dia. É fundamental que façamos uma reflexão sobre o que é de verdade consciência. E depois, sobre nossas ações pra que ela fique tranquila. "Não fazer mal pra ninguém, nem mesmo à um animal" é um dever. Apenas cumprir um dever não traz paz. A paz e a consciência tranquila, vem da entrega plena na execução dessa tarefa, da melhor maneira que você pode fazer, com muito amor no coração, acreditando que a luz e a força divina estão colocados em cada ato seu. E junto com isso praticar o bem, a bondade, a benevolência, a compaixão. E se é muito difícil se assemelhar a Jesus Cristo, seguindo seus ensinamentos, vai a mensagem de Edmund Burke, um filósofo, gente comum: "Para o triunfo do mal, só é preciso que os bons homens nada façam". Desejo à todos um fim de semana cheio de tranquilidade e paz! NAMASTÊ!
terça-feira, 19 de março de 2013
A difícil arte do autoconhecimento
A palavra é composta, e bonita de se pronunciar: Autoconhecimento! Mas concordem comigo, nada fácil de se praticar. Autoconhecimento, nos dicionários, significa "conhecimento de si próprio, de suas características, qualidades, e imperfeições;" "ato de despir-se pra si mesmo, percepção não conceitual". E concordemos mais uma vez: há como se conhecer a si próprio, sem olhar pra dentro de si mesmo? Pode você se conhecer perguntando aos outros oque acham de você? Não. Exatamente impossível. Ninguém conhece as Escrituras Sagradas de uma Bíblia, admirando sua capa diariamente. Ninguém conhece o sabor de um prato em um restaurante, olhando o cardápio. Ninguém conhece os diferentes sabores perguntando para os outros oque eles acham. O autoconhecimento é uma prática capaz de me fazer enxergar que o cisco que vejo no olho de alguém, lá longe, é na verdade, uma trave em meus olhos. É a prática que me leva a reconhecer exatamente aquilo que desejo ser e que sonho realizar, mas que, muitas vezes, gera insatisfação, porque percebo que meu caminho deveria ser diferente, pra ser o meu verdadeiro caminho. Então, é melhor deixar como está, e parar com esse lance de autoconhecimento. Comodismo e medo, muito medo. Porque despir-se para si mesmo, exige reconhecer alguns pequenos defeitos aqui, outros bem grandes acolá, e, corrigi-los obviamente. Autoconhecimento, é a prática que despe você, para que você possa moldar sua nova veste. É a prática de recolher-se dentro de si mesmo, em silêncio, muitas vezes por dia, tantas quantas forem necessárias, até que você se sinta fortalecido na simplicidade de sua real essência. Não haverá mais medo, frustrações, ou dúvidas. Mas só depois do autoconhecimento. Experimente o silêncio dentro de você, para reconhecer verdadeiramente o autoconhecimento. Desejo à todos uma semana repleta de silêncio interior! NAMASTÊ!
sexta-feira, 15 de março de 2013
Sempre é simples!
Sempre é simples mesmo, pode acreditar. Por mais complexo que possa parecer um sistema como por exemplo, o corpo humano, em verdade, é simples, sempre. A natureza obedece uma sequência lógica pré determinada, e nada se complica, ao contrário, tudo segue seu rumo natural, sempre. No complexo sistema do corpo humano tudo é simples, até que descobrimos que podemos interferir. Pronto. A partir daí será feita a minha vontade. Vou comer oque eu gosto e quero, vou dormir do meu jeito sim, entre outras formas de satisfazer desejos, porque o corpo é meu, a vida é minha, e eu faço oque eu quiser. Tô de pleno acordo com essa última afirmação. Mas dependendo de suas escolhas, oque era antes bem simples, pode ficar bem complicado. A gente desenvolve uma mania, quase uma doença quando começa a se apegar à detalhes às vezes ridículos: só faço assim, só como assim, só durmo assim, etc..Até certo ponto, isso é sua personalidade, desse ponto em diante, é a frescura que acrescentamos à vida e que cria as maiores complicações. Não vou à um determinado lugar porque não tenho roupa. Todo mundo um dia já pensou isso, e alguns até já fizeram isso. Roupa é pra proteger e aquecer o corpo. O brilho e o glamour que colocamos nela, é a complicação que gostamos de acrescentar à vida. Carro é um meio de transporte pra facilitar nossa vida. Banco de couro, reclinável em 3 alturas, é a complicação que gostamos de acrescentar à vida. Você compra como conforto, mas paga caro, e precisa trabalhar bastante pra isso. Complicação desnecessária. Viver a vida é bem simples. Investir todo seu tempo satisfazendo seus desejos e caprichos é bem complicado. Feche os olhos e imagine como foi que você nasceu? Boa parte do que você carrega hoje consigo, é a complicação que você mesmo acrescentou à sua vida, nua e totalmente simples. Desejo à todos um fim de semana simples e muito feliz! NAMASTÊ!
segunda-feira, 11 de março de 2013
Simplesmente Mulher!
Já se passaram três dias da data em que se comemora o dia Internacional da Mulher, e só agora eu consegui sentar, com calma em frente à um computador pra enviar uma mensagem parabenizando as mulheres, e os homens, que são companheiros dessas mulheres. Mas sinceramente, não estou ansiosa ou estressada por isso. Não parei antes porque me faltou tempo, e me faltou tempo, porque estive comprometida com trabalhos para homenagear, presentear, e festejar a mulher. Tive nesta semana da mulher, a oportunidade, sem tempo pra nada, de conhecer e de conviver com mulheres incríveis, que arregaçam as mangas e correm atrás de seus sonhos, inclusive e em especial, o sonho de um mundo melhor. Foi cansativo, desgastante, mas hoje, sinto uma força tão intensa dentro de mim, só não mais intensa que minha felicidade em poder participar tão ativamente da festa que a mulher sabe fazer pela vida!
Parabéns à todas as mulheres deste mundo, e não é um parabéns atrasado. Hoje continue comemorando a sua vida e a benção de ser MULHER! Desejo à todos uma semana cheia de luz!
segunda-feira, 4 de março de 2013
Cobranças da Vida
Compromissos. Trabalho. Família. Projetos. Porque nos cobramos tanto em relação à todos esses fatores? Porque sempre tudo tem que sair perfeito, impecável? Porque não admitimos a possibilidade de não atender as expectativas criadas por nós mesmos e pelos outros? Porque não aceitamos que nem sempre, veja bem, eu disse “nem sempre” somos perfeitos, e que esporadicamente podemos falhar? Porque precisamos tanto da aprovação dos outros? Em geral, porque não confiamos em nós mesmos, em nossas escolhas e decisões. Quando confiarmos plenamente na verdade daquilo que estamos realizando, a opinião dos outros não fará a menor diferença. E quando confiamos mais em nossos próprios potenciais, passamos a nos sentir mais felizes, conosco. A cobrança que despejamos em cima dos outros, no trabalho ou em família, consequentemente diminui. Cobramos também, o tempo todo, as palavras que serão ditas, os gestos, as reações. Se nossas expectativas não são atendidas, nos entristecemos, apenas porque não estamos felizes conosco. Quando nos sentirmos plenamente felizes com aquilo que somos, seremos capazes de aceitar as diferenças nas pessoas que nos cercam, que fazem parte de nossas vidas e em especial naquelas pessoas que amamos. Confiar em si mesmo, estar feliz consigo mesmo é a melhor escolha que se pode fazer. Na verdade, é a única escolha que pode manter sua paz interior e tranquilidade. Pense assim: "Não gostou da forma como eu fiz? Ah! que pena, eu adorei e estou feliz e realizado!" "E quando não gostar da forma como outra pessoa fez ou falou, "que pena pra você! A outra pessoa está feliz e realizada daquele jeito!" Entendeu??
Desejo à todos uma semana repleta de harmonia e felicidade, sem cobranças, especialmente para todas as mulheres do mundo! NAMASTÊ!
sexta-feira, 1 de março de 2013
Pra ser feliz!
Estamos habituados à perder dias, semanas, meses e até mesmo anos na busca da tal "felicidade". Parece que nessa busca, perdemos a capacidade de enxergar a verdade escancarada. Pra ser feliz, não é necessário que façamos uma longa e árdua caminhada. Ao contrário. É necessário apenas parar. Parar pra ver o sol, e não apenas reclamar do calor. Parar pra ver os pássaros, as árvores. Sorrir em forma de gargalhadas. E chorar de verdade quando sentir vontade. Parar pra abraçar bem forte um amigo, e uma árvore também. E um cachorrinho, ou um gatinho. Parar pra ouvir quem tá precisando desabafar, ou parar pra jogar conversa fora. Parar pra dançar sem regras, feito louco, alucinado e criança. Parar pra dançar bem coladinho. Dormir até a hora que desejar ou ficar sem dormir. Parar pra dizer EU TE AMO, muitas vezes ao dia. Parar pra passear de mãos dadas na beira do rio. Parar pra assistir um bom filme. Parar pra uma boa taça de vinho. Parar pra correr. Parar pra deitar numa rede e olhar o céu estrelado. Parar pra ouvir a confusa pergunta de uma criança. Parar pra reunir amigos e familiares. Parar pra refletir. Parar pra ser você mesmo e se realizar. Enfim, parar de reclamar, de se queixar que a bendita felicidade nunca chega. Na verdade ela nunca se foi. Sempre esteve aí, ao seu lado, em cada passo da sua vida, como um presente divino. O problema é que ela não tá embrulhada em um lindo pacote de presente, com fitas e laços dourados. Como é que vamos perceber que é um presente? Pare. Abra seu coração, e viva esse presente! Desejo à todos um lindo presente de fim de semana! NAMASTÊ!
Assinar:
Postagens (Atom)